Nossa História

Breve história da Guarda Civil de Jacareí.


Criada em 31 de outubro de 1960 pelo então Prefeito Municipal Antônio José Nunes, através da lei municipal n° 587, desde sua criação a Guarda Civil vem atendendo com presteza os munícipes de Jacareí. Em seu começo contava com menos de 10 integrantes que usavam bicicletas para se transportarem entre os logradouros da cidade. A comunicação entre estes integrantes era feita através de duas luzes, uma vermelha e outra verde, localizadas no morro onde hoje fica a Estação de Tratamento de Água do SAAE. A luz verde indicava que a tranquilidade pairava em nossa cidade, enquanto ao avistarem que a luz vermelha havia acendido, indicava que algo errado estava acontecendo e de pronto estes integrantes rumavam em direção a sede e após em direção ao problema para solucioná-lo.
       A cada ano nossa Corporação crescia mais, o número de integrantes aumentava, as solicitações de emprego das ações da Guarda cresciam, indicando a confiança da população em nossos GCs, começava a ter seus primeiros veículos, um JIPE, logo após uma Picape Ford 100, um Fusca preto, e ano após ano se modernizava de acordo com a época.
       Foram muitas as histórias de heroísmo e cooperação, em meados de 1980 a Guarda Civil efetivou a compra de peruas KOMBI, começava ai a história do famoso TROVÃO AZUL, estes carros caracterizados de azul e branco rondavam a cidade auxiliando as polícias em ocorrências diversas. Podemos dizer que nesta época muitos criminosos foram presos pela GC, o TROVÃO AZUL ficou conhecido em muitas outras cidades e até mesmo em outros estados, não é dificil nos dias de hoje encontrar pessoas pelas ruas que ainda nos chamam de TROVÃO.
       Com a constituição de 1988, o TROVÃO AZUL teve suas ações encerradas, começava uma nova era para a Guarda Civil, com atribuições especificas instituídas pelo artigo 144 da Constituição, a prefeitura comprou novos carros, GOL, porém o Sangue Azul ainda corria nas veias. Mesmo não sendo mais TROVÃO, ainda continuavam a ser azul no coração, as ações da GC diminuíram mais pararam, nossos irmãos mantinham sempre vivo o sentimento do dever a cumprir, em toda a sua história a Guarda Civil nunca deixou de atuar energicamente em suas ações, em nenhum momento um cidadão deixou de ser atendido ou um criminoso de ser preso em flagrante delito, assim é até hoje.
       A Guarda Civil de Jacareí até o ano de 1995 também atuava como agente de Defesa Civil, atendendo ocorrências diversas nesta área. Em 30 de junho de 1998, foi criada a Secretaria de Segurança de Jacareí, através da lei 4108, que comportava a Guarda Civil e Defesa Civil, a corporação passou a ter verba para se  modernizar, foi efetuado neste período a compra de novos armamentos sendo trocado o antigo calibre .32 (caramuru) pelo .38 (taurus), desde então começou uma estruturação progressiva, sempre buscando a adequação as necessidades do município. Em 2002 a sede da Guarda foi transferida para o prédio do Tiro-de-Guerra onde se encontra até hoje, foram muitos processos evolutivos através dos anos, seria retratado minuciosamente através de um livro, quem sabe dois, devido a grande história de nossa corporação.
       Atualmente a Estrutura da Guarda Civil envolve a Ronda Escolar, voltada à proteção das escolas municipais, Equipe de Patrulhamento, proteção dos bens, serviços e instalações, GCs de Setores, equipe de segurança dos prédios públicos espalhados nas diversas Secretarias da Prefeitura. Projeto Semeadores da Paz e Projeto tocando o Futuro, projeto sócio educativo, musical e cultural voltado para crianças do município, bem como palestras educativas nas escolas trabalhando a cultura e a paz. Equipe Administrativa, GCs responsáveis pela parte burocrática da Guarda Civil, ROM (Ronda Operacional Motorizada), equipe de apoio aos plantões e rondas nos parques, praças e logradouros públicos, CECOM,equipe responsável pela parte de telecomunicações e atendimento ao público.
       Em 1960 eram menos de dez irmãos andando de bicicleta e se comunicando através de luzes, hoje cerca de 341 irmãos em viaturas modernas com aparelhos de radiocomunicação e atribuições diversas, mas em todo período de sua história sempre de coração e sangue AZUL.